Profissionais de Saúde
Prescrição privada
A Portaria n.º 340/2012 de 25 de outubro cria as Comissões de Farmácia e Terapêutica (CFT) que, junto de cada Administração Regional de Saúde, desenvolverão atividades de avaliação de justificações técnicas, de monitorização do padrão de prescrição de medicamentos e de avaliação das condições de dispensa de medicamentos. Estabelece concretamente que são atribuições das CFT – ARS, monitorizar a prescrição, dispensa e utilização de medicamentos, e notificar os órgãos de direção clínica Hospitais do SNS e dos Agrupamentos de Centros de Saúde, ou os médicos no exercício da prática de medicina privada em relação ao incumprimento de normas de prescrição e ou em relação a justificações técnicas consideradas desadequadas ou insuficientes.
O despacho n.º 13901/2012 de 25 de outubro cria o sistema de retorno de informação aos profissionais de saúde, que no âmbito da medicina privada prescrevem medicamento sujeitos a comparticipação do SNS, no sentido de fornecer informação que permita ao médico prescritor o uso mais racional e adequado de medicação que beneficia do apoio estatal. No âmbito desse despacho compete às ARS o acompanhamento processo de informação de retorno sobre prescrição comparticipada aos médicos, e médicos dentistas, no exercício da medicina privada.
Determina ainda o despacho qual o calendário de retorno da informação a ser dada aos médicos privados, a saber:
a) No 1.º dia do mês de junho – referente ao 1.º trimestre do ano;
b) No 1.º dia do mês de setembro – referente ao 2.º trimestre do ano;
c) No 1.º dia do mês de dezembro – referente ao 3.º trimestre do ano;
d) No 1.º dia do mês de março – referente ao 4.º trimestre do ano anterior.
Quaisquer dúvidas e/ou esclarecimentos deverão ser colocadas para o seguinte endereço de email da ARS Algarve: mpprivados@arsalgarve.min-saude.pt.
Telemedicina
Breve Descrição do programa de Telemedicina:
A Administração Regional de Saúde do Algarve em articulação com o Servicio Andaluz de Salud e a Consejería de Salud da Andalucía têm sido parceiros de candidaturas a fundos comunitários no quadro da cooperação transfronteiriça desde 2003, quando se iniciou um projeto de telemedicina (financiamento INTERREG).
A cooperação tem sido feita sobretudo entre as regiões de Huelva e do Algarve, que pertencem a um contorno geográfico comum, com características similares.
No Algarve, de 2003 a 2004 a aposta fundamental passou pela implementação de sistemas de videoconferência, tendo como objetivo fomentar a aproximação telemática entre médicos hospitalares e médicos dos Centros de Saúde com vista a melhorar a referenciação hospitalar dos doentes.
Simultaneamente registou-se um investimento no desenvolvimento de software de base de dados para apoio do projeto de rastreio de retinopatia diabética no Algarve e num telemicroscópio para o Serviço de Anatomia Patológica do Hospital Distrital de Faro.
Assim sendo, até 2005 todas as sedes dos 16 Centros de Saúde e os dois hospitais da Região foram equipados com equipamentos de videoconferência, embora a sua utilização fosse residual (as primeiras teleconsultas foram feitas pelo pediatra João Rosa) e tivesse custos fixos (aluguer de linhas RDIS).
A partir de 2005, houve uma mudança da equipa gestora do projeto (António Pina, médico; António Louro, engenheiro; Cláudio Santos, informático; Paula Simãozinho, técnica de radiologia) que iniciou em 2006 a comunicação dos equipamentos de videoconferência através da Rede Informática da Saúde (eliminando os custos associados ao aluguer das linhas RDIS) e a conversão de toda a radiologia convencional para a digital nos centros de saúde.
Formação
- Identificar as necessidades no domínio das competências dos profissionais de saúde da ARS Algarve;
- Identificar as necessidades, no âmbito da formação contínua, de acordo com as unidades de competência caracterizadas;
- Operacionalizar as várias fases do processo de formação dos profissionais da ARS Algarve;
- Monitorizar os processos de avaliação das unidades de competência trabalhados;
- Constituir uma bolsa de formadores acreditados em áreas sinalizadas;
- Contribuir para a construção de um quadro de orientação específica de formação contínua para os profissionais de saúde da Região;
- Identificar as organizações/estruturas regionais que contribuam para o desenvolvimento dos processos de aquisição de competência (Universidade do Algarve, estruturas de formação dos hospitais, outros).
Plano de Formação ARS Algarve IP 2016
Plano de Formação ARS Algarve IP 2015
Contactos:
Morada: E.N. 125 Sítio das Figuras, Lote 1, 2.º andar
8005-145 Faro
email: secformacao@arsalgarve.min-saude.pt
Telefone: 289 889 900 (Extensões: 2348, 2380) – Fax:289 889 918
SIADAP
SIADAP – Documentação útil e Modelos
SIADAP 2 – Dirigentes Intermédios
Para aceder aos documentos para aplicação do SIADAP 2, clique aqui.
Serviços Centrais:
ACES Barlavento:
ACES Sotavento:
Documentação SIADAP3 – Trabalhadores
Para aceder aos documentos para aplicação do SIADAP 3, clique aqui.
SIADAP 3 – Carreira Médica
Serviços Centrais:
ACES Barlavento:
ACES Central:
ACES Sotavento:
Documentação – SIADAP 3 – Carreiras médicas:
Manual de Apoio – Adaptação do SIADAP 3 – Trabalhadores integrados nas carreiras médicas
FAQ – Sistema de Avaliação do Desempenho das Carreiras Médicas
Cronograma avaliação do desempenho médico 2013/2014
Ficha auto-avaliação carreira especial médica
Ficha avaliação trabalhadores carreira especial médica
Ficha reformulação objetivos carreira médica
Ficha auto-avaliação carreira médica
Ficha avaliação trabalhadores carreira médica
SIADAP 3 – Carreira de Enfermagem
Avaliação do desempenho da carreira especial de enfermagem – Ficha de avaliação
Anexo II – Avaliação do desempenho da carreira especial de enfermagem – Ficha de Monitorização
Anexo III – Avaliação do desempenho da carreira especial de enfermagem – Ficha de auto-avaliação
Anexo IV – Avaliação do desempenho da carreira especial de enfermagem – reformulação de parâmetros
Para aceder ao GeADAP – solução tecnológica que operacionaliza o SIADAP 123, Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho na Administração Pública (SIADAP), clique aqui: siadap.gov.pt.
O acesso ao GeADAP é efectuado através da utilização de credenciais geradas pelo Sistema de Gestão de Utilizadores – SGU.
Se ainda não tem «Login» e «Password» de acesso, enquanto avaliador ou avaliado contacte o administrador do SIADAP do seu organismo (Unidade de Gestão de Recursos Humanos).
Fonte: Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP)